top of page
reisecastellain

OS CONTRATOS NO MUNDO DIGITAL

Influenciadores digitais, “publis”, cursos online, aquisição de produtos e serviços, tudo isso em um clique... a internet não tem barreiras, e abriu portas para novas profissões, novos meios de contratação e novos meios de divulgação de produtos e serviços. E, na internet, tudo é muito rápido e volátil, em um momento você é o preferido e no outro você está "cancelado".


Muitas pessoas esquecem, que as ações realizadas no mundo virtual, também geram responsabilidade e criam consequências no mundo real.


E esquecem que o ativo mais valioso de uma empresa é sua marca. E que o influenciador digital, é a sua própria marca.


Não é raro ver influenciadores divulgando produtos ou serviços que não prometem o que cumprem. Isso além de poder gerar processos judiciais contra os próprios influenciadores, pode custar o bem mais importante do influenciador: sua imagem.


Ao mesmo tempo, as marcas vêm a cada dia mais se associando aos influenciadores para divulgar os seus produtos e serviços. E um erro do influenciador pode custar caro para essa marca, que terá sua imagem associada a ele, e toda a confiabilidade construída com os consumidores pode ir por água abaixo. Assim como um erro da marca, pode custar caro para o influenciador digital que associou a sua imagem a ela.


Então como tornar toda essa relação digital mais segura para os influenciadores, para as marcas e para os consumidores?


Através de assessoria jurídica e realização de contratos bem elaborados.


Os contratos podem proteger os influenciadores e as marcas, que terão seus direitos e obrigações bem estabelecidos, definirão quais as responsabilidades de cada um, e quais serão as penalidades se uma das partes descumprir esse contrato, dentre várias outras coisas.


Os contratos também esclarecerão ao consumidor que está adquirindo um produto ou um serviço, como um curso, por exemplo, quais são as obrigações e deveres de cada parte, deixando as expectativas do consumidor correspondentes com o que será oferecido, evitando frustrações, e consequentemente ações judiciais.


Os contratos além de trazer segurança jurídica, ajudam a evitar os tão temidos cancelamentos. Sabemos que hoje em dia, um ato, frase ou palavra, até mesmo fora de contexto, pode levar a imagem de uma marca às ruínas.


Os contratos, além de transmitir profissionalismo, tem o poder de formar parcerias sólidas e saudáveis, reduzir os riscos de ações judiciais, e contribuir para a preservação da boa imagem da sua marca, seja você uma empresa ou um influenciador digital, gerando confiança junto ao consumidor, e consequentemente, um maior valor de mercado à sua marca.   

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page